Índice de Preços ao Consumidor Semanal tem deflação de 0,28%

08/06/2006 - 11h02

Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou deflação de 0,28% na primeira semana de junho. A taxa ficou 0,09 ponto percentual abaixo da registrada na semana anterior e é a menor desde a primeira semana de setembro de 2005. Os números foram divulgados hoje (8) pela Fundação Getúlio Vargas.

A maior contribuição para o recuo do índice veio do grupo Alimentação que teve variação de –1,38% contra os 0,94% registrados na semana passada. A desaceleração no preço dos alimentos foi generalizada: 19 dos 21 itens pesquisados tiveram redução de preços. Os principais destaques foram as hortaliças e legumes, frutas, adoçantes e carnes bovinas.

Ficaram estáveis as despesas com Habitação, Saúde e Cuidados Pessoais, com Educação, Leitura e Recreação. Os grupos Vestuário e Despesas Diversas registraram as maiores acelerações de preços. Ficaram mais caros os calçados, as mensalidades para o serviço de Internet e os seguros de automóvel.

Houve redução nos preços dos transportes, mas o ritmo de desaceleração foi menor do que o observado no índice na semana passada. O IPC-S divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas foi calculado com base nos preços praticados entre 08 de maio e 07 de junho.