Expansão do ensino superior prevê Universidade Federal do Pampa

08/06/2006 - 12h21

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) será uma das quatro novas instituições construídas com os investimentos direcionados à expansão do ensino superior a serem anunciados hoje (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em entrevista coletiva a uma rede de rádios, organizada pela Radiobrás, o ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou que a Unipampa nascerá da cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

"Cada um cuidará de cinco campi, uma vez que são dez as cidades atendidas pela Universidade Federal dos Pampas. Os recursos já estão disponíveis para o início das obras (...) o processo seletivo está em curso, as aulas começam em agosto e paralelamente as instalações definitivas vão sendo construídas", disse o ministro.

Segundo informações do Ministério da Educação, a instituição vai atender a parte sul do Rio Grande do Sul, região que concentra uma população de 2,6 milhões de pessoas distribuídas por 103 municípios.

A Unipampa terá campi em dez municípios gaúchos: Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui, Caçapava do Sul e Dom Pedrito. Inicialmente, serão oferecidos 14 cursos de graduação: agronomia, zootecnia, engenharia de produção, cooperativismo, economia, administração, ciência da computação, matemática (licenciatura e bacharelado), licenciatura em ciências, pedagogia, letras, história, geografia e enfermagem.

Um outro exemplo de universidade que, mesmo sem ter as instalações próprias, já começará a funcionar é a Universidade Federal do ABC Paulista. De acordo com Haddad, a universidade já abriu processo seletivo para que 1,5 mil jovens entrem no ensino superior. Por enquanto, segundo Haddad, os alunos serão acomodados nas instalações oferecidas pela prefeitura de Santo André (SP).