Fundação Getúlio Vargas abre amanhã no Rio mostra fotográfica sobre trabalho

07/06/2006 - 18h44

Rio, 7/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - Com apoio institucional do Ministério do Trabalho e Emprego e patrocínio da Petrobrás, o Centro de Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) inaugura amanhã (8) a exposição Trabalho e Trabalhadores no Brasil, no Centro Cultural dos Correios, nesta capital.

Segundo o pesquisador da FGV Paulo Fontes, um dos curadores da mostra, "é a maior exposição de fotografias já feita sobre o tema do trabalho no Brasil". A mostra faz parte do programa Memória do Trabalho, que reúne uma série de iniciativas, entre as quais um ciclo de debates e um concurso público, que visam "valorizar a memória do trabalho como um aspecto fundamental na construção da identidade nacional". De acordo com Fontes, a exposição é o carro-chefe do programa.

A mostra engloba 150 imagens históricas, as mais antigas do final do Século 19, indo até 2005, pesquisadas em dez estados brasileiros, e está percorrendo nove capitais. As primeiras foram Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Na próxima segunda-feira (12), a exposição será aberta também em Salvador e seguirá para Recife no final do mês.

Até dezembro deste ano, a mostra percorrerá as cidades de Fortaleza, Belém e Porto Alegre. Algumas das fotos têm autores famosos, como Marc Ferrez, mas a grande maioria é de autoria anônima.

Paulo Fontes informou que a exposição é dividida em três módulos: Construindo um País, Mundos do Trabalho e Trabalho e Cidadania. A mostra Trabalho e Trabalhadores no Brasil ficará aberta ao público no Rio até o próximo dia 30.