ELEIÇÕES 2006 - Executiva do PFL se reúne amanhã para avaliar adiamento de convenção

07/06/2006 - 19h11

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN), disse hoje (7) que a Executiva Nacional do partido avaliará amanhã a postergação da convenção nacional de 14 para 21 de junho. O objetivo, segundo o parlamentar, é dar tempo para o PFL fazer uma avaliação das consultas pelo partido encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as conseqüências da aplicação da regra de verticalização nas eleições deste ano.

As consultas foram entregues hoje pelo presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC), e pelo próprio Agripino, ao presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. Segundo Bornhausen, no encontro, foi pedido ao ministro que se publique o mais rápido possível o acórdão com as novas regras, para que as consultas possam ser respondidas até a próxima sexta-feira.

Bornhausen descartou qualquer possibilidade de o PFL se retirar de uma coligação com o PSDB nas eleições presidenciais. "Estamos tratando de um assunto jurídico. O assunto político está consumado", afirmou.

Ontem (6), o TSE decidiu em sessão plenária que a vigência da regra de verticalização este ano implica que partidos sem candidato a presidente não poderão coligar-se nos estados com partidos em situação contrária. Além disso, partidos coligados nacionalmente deverão repetir essa aliança em todos os estados.