Ministro destaca maior participação de ferrovias no transporte de cargas

05/06/2006 - 21h08

Brasília, 5/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - A participação do setor ferroviário na matriz de transportes de cargas no país chegou a 25% no ano passado, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2002: de 321 milhões de toneladas transportadas, o volume passou a 389 milhões.

As informações são do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que apresentou hoje (5) um balanço do setor e comemorou o bom desempenho nos últimos três anos. A revitalização da indústria acompanhou os resultados, segundo o ministro, com a produção de 7.500 vagões em 2005, contra apenas 294 em 2002.

"Ainda estamos distantes de uma boa parte dos países que têm a dimensão do Brasil e que hoje observam uma participação maior do transporte ferroviário. Mas o que importa é o fato de todos os indicadores demonstrarem uma tendência sustentável e uma trajetória crescente", disse.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o setor ferroviário já fatura R$ 11 bilhões por ano. E os investimentos na área, que em 2003 eram de pouco mais de R$ 1 bilhão, superaram R$ 3,3 bilhões no ano passado.

Para o ministro, esse crescimento é resultado das ações do governo coordenadas com as da iniciativa privada e dos concessionários. "Eles acreditam no setor e, por conta disso, estão investindo e buscando ampliar a sua participação na matriz de cargas brasileiras, inclusive através da diversificação do transporte realizado pelo setor ferroviário", explicou.

Paulo Sérgio Passos também destacou a organização do setor e o próprio crescimento econômico do país: "Uma coisa puxa a outra, porque na medida em que o país cresce e que nós buscamos competitividades, nós naturalmente temos que nos direcionar para diferentes modalidades de transporte – a ferroviária se presta ao transporte de grandes volumes de carga à distância".

Desde 2003, o governo federal já gastou R$ 350 milhões na recuperação de ferrovias. Os investimentos fazem parte do Plano de Revitalização lançado naquele ano para reestruturar e aumentar a capacidade de transporte da malha ferroviária. Os investimentos dos concessionários no setor de cargas, nos últimos três anos, somaram R$ 6,3 bilhões.