Conselho de Ética deve apreciar amanhã processo contra José Janene

05/06/2006 - 10h42

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os deputados do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara fazem amanhã (6) a leitura, discussão e votação do relatório do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) no processo contra o deputado José Janene (PP-PR). Este é o último processo dos envolvidos no esquema conhecido como mensalão a ser analisado pelo Conselho.

Janene é acusado de ser um dos beneficiários de R$ 4,1 milhões repassados à direção do Partido Progressista pelo empresário Marcos Valério. Nem o deputado, nem as testemunhas do caso aceitaram prestar depoimento ao conselho.

O deputado paranaense sofre de cardiopatia grave e entrou de licença médica em setembro do ano passado. Com isso, deixou de comparecer ao Conselho de Ética por várias vezes. Ele pediu aposentadoria da Câmara por invalidez, mas a Comissão de Constituição e Justiça recomendou ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que aguardasse a conclusão do processo para tomar uma decisão sobre o assunto.

A expectativa, segundo o relator, é de que ainda este mês o processo seja votado no plenário da Câmara.

Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas será feita audiência pública para ouvir o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal, Paulo Antenor de Oliveira, e o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Francisco Carlos Garisto.

Uma comissão formada por integrantes da CPI toma, na quinta-feira, o depoimento de um dos líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Camacho – o Marcola. Onze dos 25 deputados da CPI irão ao presídio de Presidente Bernardes no interior de São Paulo, onde Marcola está preso.