Porto Alegre discute integração de países com sul-americanos e europeus

02/06/2006 - 17h46

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – As experiências de integração social, econômica e política da Europa e da América do Sul estão em discussão em Porto Alegre. Aberta ao público, a conferência União Européia e América do Sul: Processos de Integração, promovida pelas fundações Perseu Abramo (Brasil), Friedrich Ebert (Alemanha), Jean Jaurès (França) e Pablo Iglesias (Espanha).

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que a conferência dá sustentação política para uma ação internacional que vem sendo realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que insere o Brasil na economia global, "sem uma posição de dependência e servilismo".

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, falou sobre a situação atual do Mercosul. Ele defendeu que a integração da América Latina se dê no terreno político, social, econômico e cultural.

O evento começou hoje (2) e reúne até domingo especialistas de várias partes do mundo para debater as dificuldades e acertos da União Européia, do Mercosul e da Comunidade Sul-Americana das Nações.