Conferência de Direitos Humanos termina hoje em Brasília

02/06/2006 - 9h56

Brasília - A 10ª Conferência Nacional de Direitos Humanos termina hoje (2), logo após sessão plenária para a aprovação do Compromisso Brasileiro com os Direitos Humanos. Na manhã de hoje, os grupos de trabalho se reúnem para o fechamento dos relatórios que devem servir de base para a elaboração de uma proposta de Lei de Responsabilidade Social.

A solenidade oficial de encerramento está prevista para as 17 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, com a participação do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, parlamentares e representantes de organizações não-governamentais e de órgãos do Judiciário.

Em três dias de mesas redondas, sessões plenárias e painéis foram discutidos temas como modelo econômico e direitos humanos, racismo e violência, direitos indígenas no Brasil, acesso à Justiça, sistema prisional, impunidade, violência policial e contra a mulher, livre orientação sexual, identidade cultural.

Também constaram da pauta de debates temas como intolerância religiosa, grupos de extermínio, papel da defensoria pública, questões de gênero e exigibilidade do cumprimento dos tratados internacionais. Organizada pelo Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, a conferência começou na quarta-feira (31).