Em nota, Funai diz que mantém esforços para retirada de garimpeiros de reserva indígena em Rondônia

07/04/2006 - 20h52

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – A Fundação Nacional do Índio (Funai), em nota divulgada hoje (7) à imprensa, disse que vai continuar com os esforços para a retirada de todos os garimpeiros da Reserva Indígena Roosevelt, em Rondônia. Na última quarta-feira, dois garimpeiros foram mortos e um ficou ferido durante conflito com índios cinta-larga.

Segundo a nota, lideranças indígenas e representantes da Funai se reuniram hoje para discutir "as bases para a operação". Também será criado um Grupo de Trabalho (GT) técnico da Funai para acompanhar as ações da Polícia Federal. "Esse GT será responsável pelo acompanhamento da comunidade e pela discussão de novas propostas de sustentabilidade econômica dentro da região", afirma o documento.

A Funai informou que, atualmente, os ministérios da Justiça e de Minas e Energia discutem um projeto de lei para regulamentar a mineração em terras indígenas. Antes de ser encaminhado ao Congresso Nacional, o projeto será analisado durante a Conferência Nacional dos Povos Indígenas, que acontecerá entre 12 e 19 deste mês, em Brasília.