Diretor da Abdi diz que empresas lucram com investimentos em inovação

01/04/2006 - 16h33

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As empresas que investem em inovação têm mais lucratividade, disse hoje o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), Mário Salerno, que participou do último dia da 5ª Conferência Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Empresa.

"As empresas crescem, faturam, lucram e exportam mais, além de pagar maiores salários. Ou seja, elas têm muitos ganhos na inovação", afirmou em entrevista à Agência Brasil .

Salerno disse que a avaliação está baseada em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "As empresas que lançam um produto novo no mercado conseguem pelos produtos 30% acima da média do mercado. As pessoas pagam porque acham que é diferente, têm uma funcionalidade, um design diferente", destacou Salerno.

Ele afirmou que as empresas brasileiras têm avançado rapidamente em inovação, o que, a ser ver, tem gerado riqueza para o país. "Isso não era muito forte no Brasil. Hoje, temos um marco institucional muito mais favorável para apoio a esse tipo de ação de desenvolver novos produtos, inovações nas empresas", disse. Para ele, a legislação atual tem incentivado as empresas a inovar. "Você tem a lei de inovação que facilita a relação entre universidades e empresas", observou.

Para Salerno, a iniciativa do Congresso Nacional em sediar a 5ª Conferência Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Empresa foi "decisiva" pela importância do tema para a sociedade. "Esse tipo de discussão é fundamental para a gente saber para onde vamos e onde estão os problemas. Precisamos adequar nossas instituições para um novo modelo de desenvolvimento baseado na inovação", ponderou.

A 6ª Conferência Ibero-Americana deve ser realizada em abril do ano que vem no Uruguai.