Brasília, 30/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - Ao anunciar que vai substituir o ministro Jaques Wagner na Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro afirmou hoje (30) que cumprirá a missão "com modéstia, parcimônia e tranquilidade". E prometeu respeitar todos os partidos políticos e adversários políticos do governo: "Vou fazer um trabalho muito discreto de articulação política do governo, sem qualquer tipo de movimento instabilizador".
Em entrevista no Palácio do Planalto, logo após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tarso Genro disse que ainda não houve teve uma "conversa técnica" com Lula: "Hoje tivemos apenas uma conversa política, mas ele me pediu que substituisse Jaques Wagner com a consciência de que o governo tem uma enorme resposabilidade política neste ano, que é eleitoral – a de manter a estabildiade do governo e das insitutições".
Tarso Genro também acumulará a Secretaria de Relações Institucionais com a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. "Esta outra missão também me agrada. Tenho uma relação muito especial com o Conselhão", afirmou.
No governo Lula, Tarso Genro já coordenou o Conselho e foi ministro da Educação.