Rio inaugura primeiro ponto de cultura voltado para a mulher

30/03/2006 - 18h53

Rio, 30/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - Desenvolver atividades e oficinas artísticas para as mulheres, a fim de preservar o patrimônio histórico-cultural feminino, é o objetivo do primeiro Ponto de Cultura em Gênero do Brasil, inaugurado hoje (30) no Rio de Janeiro.

O projeto é uma parceria do Ministério da Cultura com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e funcionará dentro do Centro Cultural do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, que existe desde 2002.

Segundo a presidente do Conselho Estadual, Ana Maria Rattes, serão realizadas atividades como aulas, conferências, mostras de cinema e de artes, em geral. Além disso, será colocada à disposição do público uma biblioteca com diversos títulos voltados para a mulher.

Para a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o novo espaço funcionará como os outros 600 pontos de cultura existentes o Brasil, com a diferença de que é voltado para o público feminino.

"É um ponto de cultura que possibilita às mulheres mostrar sua produção cultural. E estamos muito felizes, porque podemos ver, através do Ministério da Cultura, um dos pontos do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres sendo implementado, que é juntar as manifestações culturais das mulheres e incentivar a produção cultural das mulheres aqui nessa iniciativa", disse Nilcéa.

Esses pontos são um projeto do Ministério da Cultura que visam preservar e divulgar as diversas manifestações culturais, como teatro, dança, música e literatura. Em todo o Brasil, existem 600 pontos, dos quais 50 estão no Rio de Janeiro.