Relator lê parecer que recomenda cassação do deputado José Mentor

30/03/2006 - 12h48

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Nélson Trad (PMDB-MS) lê, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, o parecer que recomenda a perda de mandato do deputado José Mentor (PT-SP). Na semana passada, por 8 votos a 6, o conselho rejeitou o parecer do deputado Edmar Moreira (PFL-MG) favorável à absolvição de Mentor. Por isso, Nelson Trad foi designado novo relator do processo.

No parecer, Trad alega que "os fatos apontam para a responsabilidade do deputado José Mentor no recebimento de recursos irregulares". Mentor recebeu R$ 120 mil de Rogério Tolentino, sócio deo empresário Marcos Valério. Em depoimento no conselho, o deputado alegou que o dinheiro foi recebido como pagamento por três pareceres jurídicos feitos pelo seu escritório de advocacia.

No entendimento de Trad, as anotações na agenda da secretária de Marcos Valério, a ausência de contrato formal para a realização dos trabalhos, a demora na apresentação dos pareceres supostamente contratados, entre outros fatos, "merecem reprovação e ferem frontalmente o Código de Ética e Decoro Parlamentar.