Pernambucanas inauguram Câmara de Enfrentamento da Violência

30/03/2006 - 18h53

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – Uma câmara especial, integrada por representantes dos governos federal e estadual, Ministério Público e instituições de segurança, pretende realizar ações nos próximos meses para punir com rigor os autores da violência praticada conta mulheres. Inaugurada hoje (30), a Câmara de Enfrentamento da Violência pretende humanizar o atendimento em todas as delegacias do estado e oferecer serviços de assistência médica, psicológica e jurídica em casos de agressão.

Aparecida Gonçalves, da secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, disse que "qualificar e colocar a mulher, que vive em situação de violência, no mercado de trabalho, é uma das prioridades para que ela dê um basta na situação".

Na opinião do secretário estadual de Defesa Social, João Braga, a violência contra a mulher, que na maioria das vezes por ação dos próprios companheiros, é uma questão da cultura machista. "É preciso combater o problema com mudança de conceitos, a partir de campanhas educativas, tanto nas escolas como nos meios de comunicação", defendeu.

Do início do ano até agora foram contabilizados mais de 90 homicídios contra mulheres no Estado de Pernambuco. Os integrantes da câmara terão, entre outras atribuições, o acompanhamento de instauração de inquéritos contra os agressores, divulgação de estatística criminal, além de promoção de ações preventivas e educativas que favoreçam o entendimento sobre relações de gênero.