País passa a monitorar surgimento de surtos de doenças em tempo real

30/03/2006 - 18h18

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde inaugurou hoje o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O centro monitorará todo o país com o objetivo de detectar o surgimento de surtos de doenças.

Segundo informações do ministério, com a inauguração do Cievs, o país passa a acompanhar os critérios internacionais para identificação de doenças, com notificação imediata, 24 horas por dia, recebendo alertas das secretarias estaduais e municipais de saúde, dos profissionais da área e dos serviços de saúde de todo o país. "Dessa forma será possível adotar em tempo oportuno medidas para prevenção e controle das doenças", disse hoje o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que participou da inauguração do centro. Ele disse que o Cievs é o mais bem equipado centro de seu gênero na América Latina.

O Cievs também terá conexões internacionais com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Panamericana de Saúde (OPS) e o Instituto Internacional de Saúde Animal. A notificação de doenças ao Cievs poderá ser feita por telefone (0800-644-6645) ou por e-mail (notifica@saude.gov.br), e o Ministério da Saúde manterá funcionando normalmente o telefone do Disque Saúde 0800-61-1997, para atendimento da população. O Cievs vai ocupar 95m² no edifício sede do ministério, que informa ter investido R$ 1,457 milhão na sua estruturação.