Niterói entra no Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Social

30/03/2006 - 16h09

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil

Rio – Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, é o mais novo município a aderir ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Social. O fórum discute a implementação de medidas de combate à discriminação racial no país.

A adesão foi assinada hoje (30) em cerimônia realizada na Câmara Municipal, com a presença da ministra especial de Políticas de Promoção da Igualdade Social, Matilde Ribeiro. Durante a cerimônia, a ministra disse que os professores de escolas públicas do ensino fundamental e médio dos 145 municípios que integram o fórum serão os primeiros a serem treinados para lecionar a história da cultura africana e afro-brasileira nas suas salas de aulas.

Segundo a ministra da Promoção da Igualdade Social, Matilde Ribeiro, esses professores serão capacitados por meio de cursos diretos em suas cidades. Depois, serão estendidos aos 50 mil professores das escolas públicas do país, por meio de aulas à distância ministradas por especialistas da Universidade Federal de Brasília (UnB).

Para o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, também presente à cerimônia, esse tipo de programa é fundamental para o combate, a médio e longo prazo, às desigualdades sociais e raciais no Brasil.

"A educação tem um papel chave para combater as desigualdades sociais e raciais, em particular o racismo. Na medida em que, a partir do cotidiano escolar, pode se formar esses valores nas crianças e nos jovens desse país", explicou o secretário.