Lançada no Congresso frente suprapartidária pelo fim do voto secreto

28/03/2006 - 16h47

Brasília, 28/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - Deputados e senadores de diversos partidos lançaram, há pouco, no Salão Verde da Câmara, a Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto.
Durante a solenidade, os parlamentares e militantes partidários estenderam seis lençóis brancos com cerca de 15 mil assinaturas de eleitores pedindo o fim do voto secreto nas votações do Congresso Nacional.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), um dos que recolheram assinaturas, afirmou que a medida é apenas o início de um grande trabalho nacional para mobilizar a sociedade e pressionar o Congresso para acabar com as votações secretas.

"É hora de tirar os lençóis que cobrem as votações secretas. Os lençóis do povo são para descobrir os votos do Parlamento", disse ele. "Parlamentar que tem medo de pressão e ameaça não é digno de exercer o mandato", acrescentou.

Os manifestantes pediram também a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 349/2002, que acaba com o voto secreto no Congresso. A matéria já foi aprovada em comissão especial e está pronta para ser levada a votação em plenário.

Durante a solenidade, os manifestantes cantavam em coro: "o voto secreto é traição para encobrir o mensalão".