Quatro quadros mais valiosos de museu no Rio são levados em assalto

24/02/2006 - 19h28

Rio, 24/2/2006 (Agência Brasil - ABr) - Quatro homens armados assaltaram na tarde de hoje (24) o Museu Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa, e levaram os quatro quadros considerados os mais valiosos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura.

De acordo com a diretora do museu, Vera de Alencar, foram roubadas as telas A Dança, de Pablo Picasso; Dois balcões, de Salvador Dali; Marine, de Claude Monet; e Jardin de Luxembourg, de Henri Matisse, além do livro Toros, também de Picasso.

O Departamento de Museus do Ministério da Cultura e a Superintendência Regional da Polícia Federal já foram informados do roubo, ocorrido no momento em que desfilava pelas ladeiras de Santa Teresa o bloco Carmelitas.

Durante o assalto, os quatro homens renderam a segurança e outras oito pessoas, inclusive cinco turistas estrangeiros que visitavam o museu, e ordenaram o desligamento do circuito interno de televisão. Segundo Vera de Alencar, tudo leva a crer que tenha sido uma ação de especialistas nesse tipo de roubo, por serem quadros de grande valor e conhecidos internacionalmente.