Serviço de Atendimento Médico de Urgência chega à região metropolitana de Recife

23/02/2006 - 6h57

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A população dos municípios pernambucanos de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, além de Camargibe, Abreu e Lima, Ipojuca, Igarassu, São Lourenço da Mata e Goiana, passa a ser beneficiada a partir de hoje com a instalação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

O Samu metropolitano será lançado às 10 horas pelo secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, na sede da primeira gerência de saúde, no bairro dos Coelhos. Participam da solenidade prefeitos de todas as cidades contempladas.

Serão disponibilizadas 32 unidades de suporte básico e seis unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) que funcionarão com médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas. A instalação do sistema vai demandar investimentos de aproximadamente R$ 1,1 milhão mensais dos governos federal, estadual e prefeituras.

De acordo com Iaracy Soares, coordenadora do Samu metropolitano, a iniciativa beneficiará 3,6 milhões de habitantes das cidades envolvidas no projeto. "Outros cinco municípios da região metropolitana do Recife estão previstos para serem incluídos no Samu nos próximos 30 dias", destacou.

O serviço, lançado pelo governo federal em setembro de 2003 e que está em atividade na capital desde a inaguração oficial, abrange atualmente 49,8 milhões de brasileiros em 18 estados. A idéia é proteger a vida das pessoas, prestando socorro à população em casos de emergência a exemplo de acidentes, intoxicação, além de problemas cardíacos e respiratórios. Os chamados podem ser feitos por telefone para o número 192.