Saúde inaugura a 109ª unidade do programa Farmácia Popular

18/02/2006 - 16h17

Brasília - O Ministério da Saúde inaugurou na cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo, a 109ª unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil, que repassará à população medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz. Além desta, mais 256 unidades aderiram ao programa em 77 cidades de todo o país.

A estimativa é de que 116 mil pessoas sejam beneficiadas pela farmácia popular em Ribeirão Pires, que conta com um mínimo de 95 itens de medicamentos – correspondentes a 2 mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos –, além de profissionais farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação.

Seguindo o padrão do programa, a farmácia popular de Ribeirão Pires conta com profissionais farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação.

As primeiras unidades do programa foram instaladas em junho de 2004. Após a confirmação do credenciamento da unidade ao Programa Farmácia Popular do Brasil, os gestores parceiros recebem do Ministério da Saúde um financiamento inicial de até R$ 50 mil para reforma e adaptação dos locais onde as farmácias serão instaladas. Têm garantidos, também, R$ 10 mil mensais para manutenção das unidades, como pagamento de pessoal e contas de água, luz e telefone. A meta do ministério é credenciar 500 farmácias até o final deste ano.

Em 20 meses de funcionamento, o programa já colocou à disposição dos usuários mais de 10 milhões de unidades de medicamentos.

Com informações do Ministério da Saúde