Olinda sediará em março a 4ª Olimpíada do Conhecimento

18/02/2006 - 10h58

Recife, 18/2/2006 (Agência Brasil - ABr) - A 4ª Olimpíada do Conhecimento, competição nacional de educação profissional promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deverá reunir mais de 500 alunos, representantes de 20 países e um público estimado em 100 mil visitantes.

As informações são do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, que compareceu ontem (17) à solenidade de lançamento da programação oficial do evento, previsto para os dias 6 a 14 de março, em uma área de 207 mil metros quadrados no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

De acordo com Monteiro Neto, a idéia da olimpíada é preparar profissionais no país para enfrentar, com competitividade, os desafios dos novos tempos, no ambiente da produção industrial. "Nós temos mudanças no setor da produção, novas tecnologias incorporadas, o que exige cada vez mais perfis profissionais diferenciados. A Olimpíada é uma forma de colocar em relevo o desafio da formação profissional, em um país que quer se destacar no cenário internacional", afirmou.

Na Olimpíada do Conhecimento, estudantes do Senai de todos os estados brasileiros participam de provas para avaliação da capacidade técnica e habilidades pessoais. Neste ano, serão 48 modalidades, incluindo mecânica de automóveis, telecomunicações, Informática e confeitaria. Cada prova deve ser realizada em um período de 24 horas. Os que se destacarem serão selecionados para competir em um torneio internacional no Japão, em 2007.

O diretor do Senai em Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão, informou ainda que as experiências realizadas durante a competição geram produtos que atendem a pedidos de empresas e podem ser industrializados em escala comercial.