Itamaraty elogia decisão de proclamar René Préval como novo presidente do Haiti

16/02/2006 - 13h38

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro elogiou o encaminhamento das eleições gerais do Haiti. O Conselho Eleitoral Provisório declarou a vitória do candidato René Préval, do partido Lespwa, que significa esperança em crioule. A decisão foi divulgada após as denúncias de irregularidades na apuração que iriam impedir a vitória do candidato já no primeiro turno. Ontem (15), o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, defendeu que essa decisão fosse tomada como a melhor forma de controlar os protestos no Haiti.

Hoje (16), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a decisão de proclamar Prevál o novo presidente partiu das autoridades e membros do Conselho Eleitoral Provisório (CEP) daquele país, e que o governo brasileiro não teve qualquer responsabilidade sobre essa decisão. "A proclamação foi aprovada por unanimidade por todos os membros presentes na reunião do CEP", disse Amorim ao rebater as afirmações de que o governo brasileiro teria participado desta negociação que viabilizou a vitória de René.

Prevál, segundo destacou Amorim, foi eleito presidente depois da decisão final do conselho eleitoral de distribuir proporcionalmente os votos em branco entre os candidatos presidenciais, facilitando que a maioria absoluta fosse alcançada pelo candidato preferido da população pobre.

Esta decisão baseou-se na Constituição haitiana, que permite a inclusão dos votos brancos no cálculo das porcentagens dos candidatos. "Esta foi a solução encontrada pelos haitianos. Eles simplesmente cumpriram a lei", destacou Amorim. "Nós não negociamentos absolutamente nada. Afirmamos apenas, durante todo o processo, o nosso desejo de uma solução rápida para acalmar a situação no país."

Preval vinha liderando as apurações dos votos, segundo o último resultado parcial, com cerca de 48% dos votos. Mas ele precisava de 50% mais um para se eleger no primeiro turno. Com a decisão de distribuir os votos em branco entre todos os presidenciáveis, ele foi declarado vencedor, com 51,15%, o que dispensou a realização de um segundo turno no país. Em segundo lugar nas eleições ficou o candidato Leslie Manigat, com cerca de 11% dos votos. Préval já presidiu o país entre 1996 e 2001.