Projeto Só Alegria vai Contagiar Neste Carnaval foi lançado por professor da Uerj

12/02/2006 - 15h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - Lançado há 14 anos, o projeto Só Alegria vai Contagiar Neste Carnaval do professor Márcio Tadeu, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), contabiliza ganhos na área da educação. Além de contar com apoio do Ministério da Saúde para distribuição gratuita de preservativos à população durante o carnaval o projeto ganhou um novo parceiro este ano: o Centro Cultural Cartola, vizinho à escola de samba da Mangueira.

Márcio Tadeu revelou à Agência Brasil que a idéia em 2006 é disseminar ainda mais as formas de prevenção da aids e doenças sexualmente transmissíveis. "É muito simples. É só usar camisinha, se você quiser ter relação sexual." Desde o primeiro ano, a meta do projeto é dar educação em saúde à população. Segundo o professor, não basta apenas dar a camisinha. "A nossa idéia é dar a camisinha e orientar as pessoas sobre como se usa, porque essa é a forma mais segura de prevenção das DSTs/Aids", afirmou.

Das 2,853 milhões de camisinhas que serão distribuídas pelo Ministério da Saúde para o carnaval no Rio de Janeiro, 300 mil farão parte do projeto da UERJ. "Esse é um projeto de formação. Essa é a melhor forma de trabalhar", disse Márcio Tadeu.

O projeto pretende estender sua ação, a partir de agora, junto às comunidades carentes. Nos próximos anos, a idéia é não só alcançar as populações integrantes das escolas de samba do grupo especial, mas também as do grupo de acesso, aumentando o trabalho com pessoas que possam se transformar em multiplicadores, "respeitando o perfil cultural e social da comunidade", informou o professor.