Conselheiro de embaixada angolana diz que Lula reaproximou o Brasil da África

10/02/2006 - 13h38

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O conselheiro da Embaixada de Angola no Brasil, Agostinho Tavares, disse hoje (10) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reaproximou o Brasil da África, particularmente de Angola. "Basta dizer que o presidente Lula visitou Angola e o presidente de Angola (José Eduardo dos Santos) visitou o Brasil. Basta dizer que a elite brasileira do anterior governo não deu tanta importância às relações com a África e Angola quanto o governo do presidente Lula", afirmou, na abertura das comemorações dos 30 anos de independência de Angola, em Brasília.

Nesta semana, Lula realiza sua quinta viagem ao continente africano desde que assumiu a presidência. Angola foi um dos destinos da primeira viagem, ocorrida em novembro de 2003. Em maio do ano passado, o presidente angolano fez uma visita oficial ao Brasil, em que foram assinados seis acordos de cooperação bilateral, nas áreas de geologia, mineração, administração pública, sanitária, jurídica, transferência de pessoas condenadas e tratados de extradição.

Os dois países também assinaram um protocolo de entendimento segundo o qual o Brasil concederá a Angola US$ 500 milhões em créditos, de 2005 a 2007. Como garantia, Angola se comprometeu a fornecer 20 mil barris de petróleo por dia ao Brasil durante esse período.