Para ministra Matilde Ribeiro, visita ao Benin resgata história do Brasil

09/02/2006 - 20h55

Vitor Abdala
Enviado especial

Cotonou (Benin) - A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, disse hoje (9) que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao pais é um resgate da história do Brasil. "O Benin é uma referência muito forte para nós, do Brasil. Temos inclusive, em Salvador, uma Casa do Benin que agora está sendo transformada numa casa de referência para os países africanos. Essa visita será bastante interessante para um resgate desse contato antigo com um aspecto de identidade muito forte", afirmou, logo após desembarcar.

A ministra integra a comitiva presidencial brasileira, que está na África para uma viagem de cinco dias. A missãoo visitará amanhã a cidade de Ouidah, para um contato com os agudás, descendentes de ex-escravos e comerciantes da Bahia, que voltaram do Brasil para Benin a partir do século 18. Também será visitado o Portal do Nãoo Retorno, antigo ponto de partida de escravos africanos para as Américas.

O presidente Lula e sete ministros chegaram à Africa ontem (8) e já passaram pela Argélia. Depois da República do Benin, a comitiva irá a Botsuana e, em seguida, à África do Sul.