Câmara pretende intensificar debate sobre TV digital

08/02/2006 - 13h40

Marcela Rebelo e Keite Camacho
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Deputados vai intensificar o debate sobre a implantação da TV digital no Brasil. O presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse hoje (8) que a Câmara vai "representar a população naquilo que for da sua atribuição e responsabilidade".

"A Câmara vai acompanhar o debate porque representa o povo brasileiro e a população tem interesse na TV Digital", afirmou Aldo. Nesta manhã, o plenário da Casa foi palco de uma discussão entre especialistas, cientistas, pesquisadores, acadêmicos, representantes de empresas de telefonia e de emissoras de televisão sobre a implantação da TV digital. Pela primeira vez, a Câmara promoveu uma comissão geral para discutir o assunto. Inscreveram-se 54 pessoas para serem ouvidas no debate, sendo a maioria delas representantes de associações de telecomunicações e de emissoras rádio e televisão.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou que a Câmara quer participar do processo decisório. "Essa não é uma questão do Executivo. É um projeto de nação e uma questão do futuro da democracia brasileira e da comunicação", afirmou. Ela disse que, no início de março, os deputados promoverão um seminário sobre a TV Digital. "Vamos ao mesmo tempo estar em discussão permanente com o governo para que a gente possa interferir nesse processo", afirmou.

Jandira destacou que, há cerca de dez anos, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa debate a questão da implantação da TV digital no Brasil. Mas o debate agora se intensificou, segundo ela, pela pressa que está sendo dada para escolher o padrão da TV.

Ela critica que essa escolha seja feita de imediato. "Agora a preocupação está sendo de servir o interesse de alguns e não da sociedade brasileira. Por isso, esse processo deve ser freado um pouco, para que a gente discuta de forma mais responsável o que queremos para o Brasil", destacou a deputada.