Varig apresenta a credores modelo preliminar de reestruturação

19/01/2006 - 19h49

Rio, 119/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Varig apresentou hoje (19) a seus credores um modelo preliminar para sua reestruturação, prevista no Plano de Recuperação Judicial, que sugere a implantação de "um alto padrão de governança corporativa" na empresa, com base em modelo adotado pelas maiores companhias de capital aberto do Reino Unido. A informação foi dada hoje pela assessoria de imprensa da Varig.

O novo modelo propõe a criação de um conselho de administração profissional e independente, remunerado de acordo com o cumprimento das metas do plano de recuperação, que irá centralizar toda a condução de estratégia do negócio e o poder decisório. Com o término da fase de recuperação, caberá ao conselho guiar a Varig para um processo de modernização e expansão, relatou a assessoria.

Está prevista, também, a criação de um sistema para conversão da dívida da empresa em capital e atração de novos investidores, incluindo os próprios funcionários da companhia. Segundo o presidente da Varig, Marcelo Bottini, a empresa cumpria, dessa forma, mais uma etapa do processo de recuperação, "entregando aos credores a possibilidade de uma gestão compartilhada, em padrões nunca antes aplicados em empresas brasileiras"

Elaborada pela gestora de recursos ASM Asset Management, a proposta de reestruturação da Varig será discutida com os credores até o início de fevereiro.