Moradores conseguem evitar despejo de ocupação em Osasco

07/01/2006 - 16h22

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de Osasco, na Grande São Paulo, obteve uma vitória na noite de ontem (6). A comunidade Carlos Lamarca, localizada no Jardim Novo Osasco, conseguiu evitar o despejo do terreno onde, desde 2003, vivem cerca de 200 famílias.

Em outubro do ano passado, o proprietário do lote solicitou à 2ª Vara Cível da região a retirada das pessoas que moram no local. Segundo o advogado da organização, Marcelo Bayrell, o pedido só seria aceito pela Justiça se a comunidade morasse a menos de um ano na área.

"Os proprietários alegaram que a ocupação era de 2005. Juntamos reportagens que comprovam que o grupo mora lá desde 2003 e fizemos um pedido de reconsideração para a Justiça que tinha, inicialmente, dado ganho de causa para os proprietários. O juiz aceitou nossas provas e nos manteve no local", disse.

Bayrell afirma que o processo de despejo vai continuar, devendo transcorrer "de forma mais lenta", já que o proprietário do lote indicou abandono de terreno por não ter reivindicado sua posse ao longo de um ano.

A comunidade Carlos Lacerda ocupou várias áreas em Osasco. Entre 2002 e 2003, o grupo se fixou em fazendas em Araçariguama e Pirapora, ambas do grupo Matarazzo. Eles também ocuparam um conjunto de prédios inacabados, de propriedade do deputado cassado Sérgio Naya, no Jardim Gramado (SP), além de um galpão e um terreno do governo do Estado.