Operação em Manaus apreende cerca de 170 toneladas de alimentos e produtos de limpeza vencidos

04/01/2006 - 14h39

Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Manaus – Cerca de 170 toneladas de alimentos e produtos de limpeza com data de validade vencida foram apreendidas em Manaus em duas ações conjuntas da Vigilância Sanitária com a Polícia Militar e a Polícia Civil, nos dias 29 de dezembro e ontem (3). As mercadorias estavam em cinco depósitos localizados na zona leste, área mais pobre da cidade, sendo que parte dos produtos teve a data de validade adulterada, provavelmente para serem vendidos em pequenos estabelecimentos comerciais da região.

"O fato é muito grave, porque a ingestão de comida estragada pode provocar gastrointerite e levar à morte", disse hoje (4) à Radiobrás a chefe do núcleo de fiscalização da Vigilância Sanitária, Maria Antonieta de Moura. Os principais sintomas da infecção gástrica são vômito freqüente sem causa aparente acompanhado de diarréia.

Ela lembrou que o consumidor deve verificar sempre a data de fabricação e de validade dos produtos antes de comprá-los. "As dicas para não adquirir mercadorias adulteradas são verificar se a embalagem está amassada e se não foi aberta e colada com fita adesiva", ressaltou. "Outra dica é esfregar com o dedo molhado a data de validade para ver se ela não sai", acrescentou.

No dia 29, quando 100 das 170 toneladas foram descobertas, quatro pessoas foram presas em flagrante. Eles estão sendo acusados de crime contra a saúde pública, cuja pena varia de um a oito anos de reclusão, além de estarem sujeitos à multa. Por falta de vagas no sistema prisional, os acusados estão no 14º Distrito Policial de Manaus.

"Queremos saber as reais proporções desse esquema", declarou o delegado titular Alfredo Guimarães Dabella. Segundo ele, dois inquéritos foram abertos no dia 29 de dezembro, devendo ser concluídos e enviados à Justiça em um prazo máximo de dez dias. "Mas as investigações vão continuar, porque remarcação de alimentos é algo preocupante e suspeitamos da formação de quadrilha", acrescentou o Dabella.

Os alimentos e produtos de limpeza apreendidos eram variados, dentre eles, maionese, catchup, mostarda, trigo, arroz, presunto, leite, café, xampu, sabão em pó, água sanitária e protetor solar. Amanhã (5) deve ser realizada uma nova ação de fiscalização, em local e horário não divulgados.