Taxa de desemprego fica estável pelo quinto mês nas maiores regiões metropolitanas

21/12/2005 - 10h12

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - Pelo quinto mês consecutivo, a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país ficou estável em 9,6%. Em relação a novembro do ano passado, quando a taxa foi de 10,6%, houve retração de um ponto percentual. Os dados da Pesquisa Mensal de Emprego, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje (21) mostram que o número de desempregados em novembro no Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre era de 2,1 milhões, aproximadamente 220 mil pessoas a menos do que em novembro de 2004.

O rendimento médio real do trabalhador em novembro foi de R$ 974,50, um crescimento de 0,4% em relação a outubro e de 2,1% na comparação com novembro de 2004.

De acordo com a pesquisa, o emprego com carteira assinada permaneceu estável na comparação com outubro, mas em relação a novembro do ano passado houve um crescimento de 3,6%, significando mais 281 mil postos de emprego formal. O número de trabalhadores sem carteira assinada e de pessoas trabalhando por conta própria não se alterou nas comparações mensal e anual.

O setor de educação, saúde, serviços sociais, administração pública e defesa e seguridade social e os serviços domésticos foram os que registraram alteração significativa no número de contratações em relação a novembro de 2004. No primeiro, o aumento foi de 3,8% e no segundo caso de 4,8%. Nos setores da indústria, construção, comércio, serviços prestados a empresas e outros serviços, como alojamento, limpeza urbana e transportes, o nível de emprego permaneceu estável tanto em relação a outubro como na comparação com novembro do ano passado.