Idosos são alfabetizados em curso para crianças carentes do programa Segundo Tempo

17/12/2005 - 14h30

Brasília, 17/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, entregou hoje (17) os diplomas de alfabetização para a primeira turma de 15 idosos que resolveram estudar enquanto esperavam filhos e netos matriculados no programa Segundo Tempo. No Centro de Ensino Fundamental da Expansão de Samambaia, cidade satélite de Brasília, o ministro destacou as parcerias com populações carentes e comemorou: "É um resultado maravilhoso, que não esperávamos".

Criado em 2003, o programa Segundo Tempo beneficia atualmente 1 milhão de crianças de 840 municípios do país, a maioria nas periferias de grandes cidades. As crianças são mantidas na escola em tempo integral: meio expediente assistindo às aulas do currículo normal de ensino e a outra metade do tempo, em práticas esportivas. Recebem reforço escolas e alimentação gratuita. "O Ministério do Esporte dá exemplo claro de que a promoção social é fundamental para o desenvolvimento sustentado do país", comentou Queiroz.

O ministro disse não acreditar em inclusão social fora da educação e ressaltou a importância das parcerias como forma de baratear os custos. E comentou que o orçamento de seu ministério é pequeno, mas o resultado obtido até aqui, com o envolvimento de entidades representativas do comércio e da indústria, além de outras entidades não-governamentais, "é barato, simples e eficiente na formação da juventude".

O Ministério do Esporte, explicou, entra apenas com a concessão de espaços e gerenciamento do programa. "Não temos a preocupação de formar atletas, mas sim cidadãos bem preparados para a vida, que incorporem o valor do esporte com disciplina, perseverança e trabalho de equipe", completou.