Programação de conferência inclui constituição de conselho gestor da Reserva da Biosfera do Pantanal

10/12/2005 - 15h29

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Está marcada para hoje (10), na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a assinatura de atos para a constituição do Conselho Gestor da Reserva da Biosfera do Pantanal e para a doação de R$ 40 milhões do governo alemão, que serão destinados à segunda etapa do Projeto Corredores Ecológicos. O projeto visa a desenvolver o gerenciamento das grandes extensões de terras que contêm ecossistemas florestais considerados prioritários para a conservação da biodiversidade.

O Pantanal foi considerado Reserva da Biofera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2000.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participará da abertura da conferência. O encontro, com o tema "Política ambiental integrada e uso sustentável dos recursos naturais", terminará terça-feira (13). Cerca de 2 mil pessoas, entre representantes de movimentos sociais e de organização não-governamentais e do setor empresarial, devem participar da conferência. Na pauta, estão questões como revitalização do Rio São Francisco, desmatamento da Amazônia, queimadas, mudanças climáticas, poluição dos rios e da atmosfera, criação de unidades de conservação e desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais.

Assim como na primeira edição do encontro, em 2003, a segunda conferência aprovará documento com diretrizes e propostas a serem encaminhadas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essas deliberações devem ser implementadas e incorporadas às ações do Ministério do Meio Ambiente e de outras áreas do governo federal.