Rio Grande do Sul lidera preenchimento de cotas do programa Primeiro Emprego

29/10/2005 - 16h57

Porto Alegre, 29/10/2005 (Agência Brasil - ABr) - O estado do Rio Grande do Sul é recordista na colocação de jovens no mercado de trabalho, com o preenchimento, até setembro, de 1.176 cotas destinadas ao ingresso de jovens entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho, dentro do programa Primeiro Emprego.

O resultado foi comemorado pelo governador Germano Rigotto, durante balanço das ações sociais. Ele destacou a liberação de R$ 1,76 milhão, pelo governo federal, às empresas que contrataram jovens. E informou que, "com os objetivos plenamente atingidos, o estado está solicitando recursos complementares".

Atualmente, o Primeiro Emprego tem cerca de 3 mil empresas gaúchas cadastradas e 15 mil jovens inscritos. Cada empresa que emprega beneficiários do programa recebe R$ 1,5 mil. O programa é desenvolvido pelo governo federal desde setembro de 2003.

Segundo o secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira, o encaminhamento dos candidatos é feito por intermédio das 135 agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, distribuídas em 129 municípios. "Para reduzir custos, 61 delas operam em convênio com prefeituras, quatro estão conveniadas com sindicatos e três, com associações comerciais e industriais", explicou.