Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vão avaliar o consumo alimentar e o perfil nutricional dos alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Para isso, as instituições estão enviando uma carta-convite às fundações públicas, institutos de estudos e pesquisas e associações de direito privado sem fins lucrativos.
A Pesquisa Nacional de Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares irá custar R$ 3 milhões, que não serão reembolsados ao MDS. O objetivo é garantir o repasse de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a fim de suprir pelo menos 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos da educação infantil e fundamental da rede pública e filantrópica.
A seleção das instituições que participarão da pesquisa será feita em duas etapas. A primeira consiste na apresentação de uma Carta de Manifestação de Interesse e a segunda, no envio de projetos. Os resultados deverão ser divulgados no início do mês de dezembro.
Com informações da Finep