Pesquisa da FGV aponta empresário otimista com crescimento da economia

26/08/2005 - 13h29

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - Pesquisa realizada com empresários brasileiros indica otimismo na indústria quanto ao crescimento da economia. Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Giorgio Santoni, o aumento do comércio exterior e a estabilidade econômica no país têm sido peças importantes para a retomada do crescimento da indústria.

"A política de juros altos acaba afetando a economia, mas determinados setores da indústria estão conseguindo neutralizar as incertezas. Quanto à crise política, qualquer desestabilidade política é prejudicial ao país, mas está havendo uma maturidade dos setores da economia, que estão conseguindo desgarrar o custo político do custo econômico", disse.

A Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de julho divulgada nesta sexta-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas indica mostra que, das 676 empresas entrevistadas em 2004 e 2005, 59,6% esperam investir em 2005 um montante superior ao do ano passado. O total de investimentos programados pelas empresas pesquisadas é de R$ 46 bilhões, 18,2% a mais do que em 2004.

O levantamento é feito a cada três meses pela Fundação Getúlio Vargas. Os resultados foram consolidados com base nas respostas de 710 empresas, entre as 1032 que participaram da pesquisa.