Palácio do governo de Pernambuco abre as portas para visitas públicas

26/08/2005 - 8h00

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, está aberto à visitação púbica a partir de hoje (26). O prédio, construído em 1841, abriga obras de arte, móveis e pratarias do Século 19.

As visitas podem ser feitas em grupos de até 20 pessoas e precisam ser agendas com antecedência, por telefone. O prédio estará aberto às segundas, quartas e sextas, das 10 às 17 horas. Os visitantes serão acompanhados por guias do cerimonial e poderão conhecer dos jardins até o terceiro pavimento, onde ficam a ala residencial, a sala dos embaixadores e o salão de banquetes.

O livro Campo das Princesas, organizado por Carlos Trevi, do Instituto Histórico e Geográfico Arqueológico de Pernambuco, lançado ontem à noite, traz textos e fotos do interior e do exterior do palácio.

De acordo com o historiador José Maria Menezes, o palácio recebeu esse nome em homenagem às filhas do imperador Dom Pedro II, Isabel e Leopoldina, que se hospedaram no local com a família em 1859. O governador Jarbas Vasconcelos não mora no palácio. O último governador pernambucano a residir no prédio foi Roberto Magalhães, na década de 80.