Anatel fará consulta pública sobre Serviço Telefônico Fixo Comutado

26/08/2005 - 20h00

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará consulta pública sobre nova proposta para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). A proposta define novas regras para a prestação do serviço de telefonia fixa, amplia os direitos dos usuários e os deveres das prestadoras e introduz regras de acesso e de atendimento especializado aos portadores de deficiência.

O presidente da Anatel, Elifas Gurgel, disse que o consumidor terá diversas facilidades, caso as mudanças sejam aprovadas. Uma delas é o acesso à conta discriminada, com todos os dados identificados, e a possibilidade de as operadoras oferecerem planos alternativos, inclusive telefones pré-pagos. "Assim teremos mais pessoas com acesso ao telefone fixo e a planos que se adequem ao orçamento", afirmou Gurgel.

A proposta prevê também o direito do assinante à devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente e pagos; o direito do consumidor não pagar a tarifa ou o preço de assinatura durante a suspensão do serviço a pedido, entre 60 e 120 dias, entre outras questões.

A consulta pública está prevista para a próxima semana. A Anatel realizará duas audiências públicas sobre a proposta: uma em Brasília, no dia 15 de setembro, no Espaço Cultural Anatel, e outra em São Paulo, em data e local ainda não confirmados.