Membros do Conselho de Desenvolvimento apresentam moção pedindo prioridade para reforma política

25/08/2005 - 16h25

Brasília, 25/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O grupo de trabalho "Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento", formado por integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), apresentou hoje (25), na reunião ordinária do conselho, uma moção em que considera a reforma política urgente e de máxima prioridade. A moção será analisada na próxima reunião do CDES, ainda sem data marcada.

Na moção, os conselheiros recordam que as discussões do CDES, até o momento, por conta da Agenda Nacional de Desenvolvimento, "apontam para a necessidade inadiável de uma ampla reforma política, incluindo a reestruturação, democratização e fortalecimento dos partidos políticos, que atenda aos princípios éticos e aos anseios do cidadão brasileiro".

Para os conselheiros que elaboraram o documento, a reforma política é essencial para o aperfeiçoamento e aprimoramento da democracia brasileira. "Uma reforma política orientada por estes objetivos e com mecanismos institucionais de participação popular", registram na moção.