Governo disponibilizou R$ 400 mil para identificar empreendimentos de economia solidária, diz Singer

25/08/2005 - 20h29

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais de 20 mil empreendimentos brasileiros são baseados em economia solidária. O balanço foi divulgado hoje (25) pelo Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer. Mas, de acordo com ele, esse número pode ser ainda maior.

Singer afirma que governo federal disponibilizou R$ 400 mil para uma campanha de divulgação sobre o tema. "Essa ação pretende chamar para o nosso mapeamento aqueles que ainda não foram encontrados", diz ele.

"Estamos terminando o mapeando da economia solidária nos 27 estados brasileiros. Temos uma amostra de 20 mil empreendimentos solidários e desconfiamos que há muito mais. São muitos empreendimentos espontâneos, criados por indígenas, quilombos, garimpeiros que não sabem que este termo significa", explica o secretário.

A tentativa de localizar esses empreendimentos ganhou um outro reforço: uma logomarca. O símbolo escolhido foi elaborado pela artista paranaense Renata Silva Santos. "Uma união de mãos de diversas cores sintetiza o programa e o espírito da economia solidária", avalia Paul Singer.