Votação no referendo é obrigatória para eleitores na faixa de 18 a 70 anos

22/08/2005 - 20h45

Rio, 22/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O referendo sobre a proibição do comércio de armas no país será obrigatório para os eleitores com idade entre 18 e 70 anos. Isso significa que todos os brasileiros que têm título de eleitor e estão nessa faixa etária deverão escolher entre o "sim" e o "não" no dia 23 de outubro deste ano. Segundo o chefe de cartório da 4ª Zona Eleitoral do Rio (Zona Sul), Jorge Luiz Vieira de Melo, a votação será das das 8 às 17 horas.

Segundo ele, o eleitor deverá votar na mesma zona e seção eleitorais em que votou na última eleição, em 2004. As pessoas que perderam seu título e não sabem onde votar poderão obter uma "certidão de quitação eleitoral" no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br). Vieira de Melo disse que também será possível participar do referendo com a carteira de identidade.

"O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve procurar qualquer seção e lá fazer a justificativa do voto, que é inteiramente grátis. Hoje, não se faz mais a justificativa de voto nos Correios, onde era feito antigamente, e o eleitor tinha um custo por isso", disse o funcionário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio. "A justificativa vale para quem votar em outro município ou em outro estado. Se ele está no mesmo bairro, não há como justificar", explicou.

Vieira de Melo disse que, assim como nas eleições municipais, estaduais e federais, não será permitida a boca-de-urna dos partidários do "sim" ou do "não" nas proximidades dos locais de votação.