Vacinação contra paralisia infantil busca proteção para 17 milhões de crianças

20/08/2005 - 12h12

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 94 mil postos de saúde em todo o país realizam hoje (20) a segunda etapa da vacinação antipoliomielite, com objetivo de erradicar, de uma vez por todas, a paralisia infantil do país.

A doença não é registrada no Brasil desde 1989, mas, apesar disso, a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde mantém as campanhas de vacinação porque o Brasil recebe visitas de pessoas de todos os países, e como a doença não foi controlada no mundo todo, a vacina evita possíveis contágios externos.

Todas as crianças com menos de cinco anos de idade devem tomar a vacina duas vezes por ano. A primeira etapa de 2005 aconteceu no dia 10 de junho, e hoje é dado o reforço para uma população infantil estimada em 17 milhões. E, se alguma criança perder a vacinação hoje, poderá procurar os postos durante a próxima semana.

Com o slogan "Vamos reforçar a vitória, Brasil", a campanha vai mobilizar 329 mil pessoas, entre servidores e voluntários. Mais de 36 mil automóveis e 443 embarcações estarão à disposição para o transporte dos profissionais envolvidos nos trabalhos, garantindo a vacinação mesmo em áreas de difícil acesso como a Amazônia.