Na fila da vacinação em Caucaia, equipes medem as condições nutricionais das crianças

20/08/2005 - 17h55

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Caucaia (Ceará) - Localizada a 25 quilômetros da capital cearense, Caucaia tem algumas das praias mais famosas do litoral cearense, mas a economia se sustenta na indústria da carnaúba e da pecuária. A maioria dos quase 300 mil habitantes é de baixa renda e depende dos programas sociais do governo, principalmente o Bolsa Família.

Uma dessas pessoas é dona Raimunda Araújo, mãe de cinco filhos. O mais novo Maicon foi sorteado na fila da vacinação contra a paralisia infantil para a avaliação nutricional. Boa noticia: estava pesando 10,117 kg, peso de uma criança nutrida. "Eu estou feliz porque é sinal de que, mesmo a gente sendo uma família carente, ele está com saúde", comentou Raimunda. (Leia também "Avaliação nutricional de crianças do semi-árido é lançada em Caucaia, no Ceará")

O objetivo da "Chamada Nutricional" é fazer um levantamento das condições nutricionais dessas crianças. Ao todo, serão medidas 80 crianças por município, cerca de 2,4 mil por estado. Nos assentamentos rurais do Nordeste, incluindo os do Maranhão, serão examinadas 1.600 crianças.

Durante o levantamento, as mães das crianças examinadas responderam a um questionário sobre a escolaridade do chefe de família e do responsável pela criança, o acesso a benefícios sociais e bens de consumo e também fornecerão informações sobre o aleitamento materno e o histórico de doenças das crianças.