Rio espera vacinar hoje mais de 1,2 milhão de crianças

20/08/2005 - 13h20

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – A meta do governo do Estado do Rio de Janeiro é vacinar contra a poliomielite 95% das 1.258.919 crianças menores de cinco anos ao longo deste sábado. Hoje, está sendo realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação contra a paralisia infantil.

Segundo nota do governo do Rio, a meta acabou superada na primeira etapa, em 10 de junho, quando foram imunizadas 1.216.704 crianças menores de cinco anos – 96,65% da população nesta faixa etária no estado.

Para esta nova etapa, foram distribuídas pelo Ministério da Saúde 1,75 milhão de doses da vacina Sabin, espalhadas pelos 3.600 postos de vacinação nos 92 municípios fluminenses. Além da Sabin, os postos contam também com outras quatro vacinas: a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba); tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche); contra a hepatite B; e a tretavalente – contra difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B, uma bactéria que provoca um tipo de meningite que não é meningocócica.

A mobilização em torno da vacinação envolve 20 mil voluntários com a ajuda de 549 veículos. A Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) preparou uma vasta programação para este Dia Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde mobilizará ao longo do dia mais de 1.500 servidores e voluntários na expectativa de vacinar 82.300 crianças, nos 250 postos espalhados pela cidade.

Na Região dos Lagos, o município de São Pedro da Aldeia conta com 28 postos, 130 profissionais e trabalha com a expectativa de vacinar 7.300 crianças – 95% da população alvo. Na Via Dutra – ligando o Rio a São Paulo – há dois postos de vacinação, uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal, da NovaDutra e da Secretaria Municipal de Saúde de Roseira, município de São Paulo. Os postos estão localizados no quilômetro 78,6 (Roseira), em ambos os sentidos da Rodovia. Em 11 de junho, 430 crianças foram vacinadas nos postos da Dutra.

A poliomielite (ou paralisia infantil) é uma doença infecto-contagiosa, viral aguda e grave. Geralmente ataca as pernas, mas pode atingir também braços e tórax, incapacitando a criança de se locomover, podendo inclusive levar causar a morte. Atualmente erradicada em todo o território nacional, o último registro da doença no país aconteceu em 1989.