Presidente de São Tomé e Príncipe quer firmar parceria com o Rio

20/08/2005 - 15h16

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio - O presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes , em visita oficial ao Brasil, reuniu-se hoje com o vice-governador do Rio, Luiz Paulo Conde.
No encontro, num hotel da Zona Sul, Fradique externou a intenção de firmar parcerias comerciais com o Estado do Rio, especificamente na área de petróleo, porque seu país detém importantes reservas em fase inicial de exploração.

"Queremos aproveitar a experiência do Rio no setor de petróleo para desenvolver este importante item da nossa economia" revelou.

O vice-governador, representando a governadora Rosinha Matheus, disse que gostaria de levar o presidente de São Tomé e Príncipe - ilha localizada na África - para conhecer alguns municípios importantes da região petrolífera, como Macaé e Rio das Ostras.

Ele explicou que o Rio responde por 83% da produção nacional de petróleo. "Estamos dispostos a colaborar com o governo de São Tomé e Príncipe para estreitar cada vez mais os laços comerciais e culturais entre os nossos povos" destacou.

A Ilha de São Tomé e Príncipe tem uma população de 160 mil habitantes, com um PIB (Produto Interno Bruto) de U$ 214 milhões de dólares. Ela produz cacau, com pequena participação na indústria (15,4%) e serviços (68,1%), e um bom potencial turístico.

Segundo o Palácio Guanabara, a delegação africana permanece no Rio até amanhã (21). Esta semana, seus integrantes estiveram em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em visita aos governos de São Paulo, Bahia e Ceará.