Vice-presidente submete-se a angioplastia e passa bem

17/08/2005 - 18h55

Érica Sato e Paulo Montoia
Da Agência Brasil

São Paulo – O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José de Alencar, submeteu-se na tarde desta quarta-feira (17) a uma angioplastia, cirurgia pouco invasiva realizada através de uma artéria, e está bem. A cirurgia aconteceu no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, durou 60 minutos e terminou por volta das 15h. Ela foi realizada pelo cardiologista Roberto Kalil, que também atende o presidente da República. Segundo a equipe médica, que deu coletiva à imprensa, Alencar está lúcido e acompanhado por sua esposa, Mariza, e o filho, Josué. Segundo Kalil, Alencar recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

José de Alencar agendou sua entrada no hospital para um check-up médico de rotina. Nesse check-up, os médicos perceberam uma área pouco irrigada no coração e decidiram fazer um cateterismo de exploração, no qual foi localizada uma obstrução de artéria. Com a concordância de Alencar, os médicos realizaram então a angioplastia e instalaram um "pent", um pequeno anel que mantém a artéria aberta e garante a passagem do sangue.

Além de Kalil, participaram ou acompanharam o check-up e cirurgias, os médicos Raul Cutait (gastroenterologista) e Miguel Srougi (urologista). José de Alencar ficará internado sob observação por 48 horas e seu estado de saúde será informado por comunicados regulares à imprensa, até receber alta hospitalar.