Lula inaugura obras de eletrificação rural em assentamento na Bahia

17/08/2005 - 6h44

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje obras de eletrificação rural no assentamento Amaralina, em Vitória da Conquista (BA). A iniciativa faz parte do Luz para Todos, programa do governo federal que já atendeu, só na região do município baiano, 3.911 domicílios. A solenidade, às 11 horas, ocorre no próprio assentamento e deve contar com a participação do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Em Amaralina, todas as 249 casas, a maioria de pequenos agricultores, passam a receber energia a partir de hoje. Com a medida, 1.245 moradores do local serão beneficiados. Após a inauguração da rede elétrica, o presidente participa de cerimônia comemorativa do programa Luz para Todos que, agora em agosto, passou a atender com eletricidade 1,3 milhão de pessoas em todo o país.

Ainda no assentamento Amaralina, Lula anuncia a liberação de recursos para obras de reforma em um trecho da rodovia BR-116 que corta a área urbana de Vitória da Conquista. Depois, às 12h50, acompanha a assinatura de convênio entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para a instalação de um campus avançado na região. A nova unidade, que começa a funcionar no segundo semestre de 2006, vai oferecer cursos de graduação em Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Saúde Coletiva, com 40 vagas cada. Às 13h30, o presidente deixa Vitória da Conquista com destino a Brasília. A chegada à Base Aérea da capital está prevista para as 14h50.