Laboratório farmacêutico estatal de Pernambuco se prepara para exportar remédios

17/08/2005 - 13h41

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) está iniciando o processo de adequação para passar a exportar medicamentos anti-retrovirais, destinados ao tratamento da aids, a partir de janeiro de 2006. O acordo foi acertado durante reunião realizada há 15 dias, na Argentina, com a participação dos ministros de saúde da América Latina.

O anúncio foi feito hoje (17) pelo presidente do laboratório estatal pernambucano, Luiz Alexandre Almeida, durante a visita do primeiro ministro de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, à sede do Lafepe, acompanhado por uma comitiva de empresários e ministros.

Segundo Almeida, ficou acertada a vinda ao Recife de representantes da empresa estatal de fabricação medicamentos de Cabo Verde, para estudar uma forma de viabilizar um sistema de cooperação técnica que atenda às necessidades de seu país.

Pereira Neves disse que pretende estabelecer uma parceria com o laboratório brasileiro para importação de medicamentos, sobretudo genéricos, por uma empresa pública de Cabo Verde. a parceria também teria a finalidade de desenvolver medicamentos em sistema de cooperação mútua.

Atualmente o Lafepe, que atende o Ministério da Saúde, 18 estados e 476 municípios, tem capacidade de produzir por ano 1,1 bilhão de unidades de 67 tipos de remédios, com preços acessíveis à população de baixa renda.