Agências do INSS reabrem amanhã, mas greve continua em três estados

17/08/2005 - 19h30

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Rio de Janeiro realizam amanhã (18) assembléia para decidir se voltam ao trabalho. Além do Rio, a greve do INSS continua em Santa Catarina e no Amapá. Nos outros 23 estados, os servidores acataram a proposta feita pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A informação foi dada pelo diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Pedro Totti.

No entanto, em alguns lugares, como São Paulo e Rio Grande do Sul, o atendimento ao público só recomeça amanhã. Essa decisão – tomada pelas assembléias estaduais da categoria – confundiu os segurados do INSS, já que o acordo para o fim da greve estabeleceu a reabertura dos postos hoje (17).

Pelo acordo, as agências devem funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia. O presidente do INSS, Valdir Moysés, informou que terão prioridade neste mês "os atendimentos mais delicados", como auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade e benefícios assistenciais.