Ministro da Coordenação se dispôs a contato mais freqüente com bancada, diz deputado do PT

11/08/2005 - 15h28

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Henrique Fontana (PT/RS) disse hoje (11) que a primeira reunião do ministro da Secretaria da Coordenação Política e Articulação Institucional, Jaques Wagner, com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), teve o objetivo de reestabelecer os critérios de relação da bancada com o governo. O deputado Henrique Fontana presidiu a mesa de trabalhos da reunião da bancada do PT com o ministro Jaques Wagner.

"Queremos uma bancada que possa exercer a sua autonomia, fazer debates permanentes e responsáveis sobre os diferentes pontos que são debatidos na pauta do Congresso Nacional e queremos, ao mesmo tempo, que as relações com o governo sejam relações cotidianas, periódicas. Ou seja, que não haja uma relação em cima de crises e assim por diante", afirmou.

De acordo com o parlamentar, a reunião teve um caráter de "encontro", uma vez que o ministro assumiu a Coordenação Política do governo há pouco tempo. Ele qualificou a reunião como "extremamente positiva".

Perguntado se o ministro Wagner havia trazido alguma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Fontana assinalou que ele trouxe sim a "disposição e vontade" do presidente Lula de ampliar o diálogo com a bancada neste momento de crise e dificuldade que que o país vive. "Todos têm que fazer a sua auto-crítica dos erros cometidos e apontar para o futuro", observou Fontana.

Na visão do deputado petista, "é preciso uma bancada do PT forte, unificada, respeitando as diferentes avaliações de opinões que sempre deram ao nosso partido vigor". Ele disse que a bancada do PT "seguramente será a principal bancada que vai sustentaro governo do presidente Lula nesse momento de crise".

Ainda segundo Fontana, o ministro Jaques Wagner colocou claramente "a disposição de que as reuniões ocorram com mais freqüência" e que tenham "mais conseqüência prática nos encaminhamentos".