Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em oito estados e no DF

11/08/2005 - 19h51

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alertas hoje para oito estados e o Distrito Federal, a fim de incentivar a prevenção contra os efeitos da baixa umidade relativa do ar. Entre amanhã (12) e domingo (14), a previsão é de que esse índice baixe para em torno de 20% em Goiás; no Distrito Federal; no Mato Grosso; no norte e no centro do Mato Grosso do Sul; no Tocantins; no oeste e no norte de Minas Gerais; no oeste e no norte de São Paulo; no sul do Pará; e em Rondônia.

A Sedec desaconselha a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 14h e as 16h dos próximos três dias. Recomenda a ingestão freqüente de líquidos e atenção especial às crianças e aos idosos, mais sujeitos à desidratação. O ar seco deverá também aumentar o risco de incêndios florestais. A Sedec orienta que a população não faça fogueiras perto de matas e florestas e que, nas estradas, os motoristas redobrem a atenção devido à fumaça e à menor visibilidade, e não joguem pontas de cigarros para fora dos veículos.

Os alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com informações do Ministério da Integração Nacional